sábado, 13 de outubro de 2007

Potosi - Hospitalidade e partida de futebol.

Bolívia – Potosi, 17 de setembro de 2007.

Como começou a chover e ventar muito forte enquanto eu estava ao pé da serra de Potosi, resolvi parar para descansar no pequeno povoado de Viña Pampa. Que lugar mais isolado e aconchegante!

Cinco minutos após minha chegada, toda a cidade se juntou para me recepcionar (digo toda mesmo, pois são apenas 250 habitantes), com hospitalidade e curiosidade tão grandes que fizeram com que eu me sentisse em casa, e olha que essa é a primeira vez que sinto isso na Bolívia. Passei a tarde com as crianças, vendo o quanto elas são iguais em toda parte, pois a vida é que nos modifica com o tempo. Brincaram com a Capitu, tiramos fotos, me contaram piadas e até tentaram me ensinar um pouco de quéchua (que obviamente entendo patavinas).

Ao anoitecer me juntei com o pessoal mais da minha idade para jogar futebol, com a cidade inteira ao lado do campo querendo ver o “gringo desajeitado” jogar. Como aqui o pessoal joga muito mal, pelo menos para os padrões brasileiros, posso dizer a modéstia de lado e dizer que joguei muito! Dei ovinho, lençol e fiz quatro gols, sendo um deles driblando dois e mais o goleiro! As meninas se juntavam nas laterais do campo e gritavam em coro “gringo, gringo!”, foi muito divertido. Me senti o próprio Ronaldinho, mesmo sabendo que sou considerado um grande perna de pau no Brasil. No final da partida, fizemos guerra de lama e tomamos banho de chuva, como nos meus tempos de infância.

Posso com seguridade dizer que hoje foi o primeiro dia em que realmente curti o pessoal da Bolívia. Estava preocupado com isso, mas agora está tudo em paz. Cara, que gente simples e feliz.