domingo, 16 de setembro de 2007

Bolívia - Perrengue mais grave

Bolívia, Santa Cruz da Serra – 14 de setembro de 2007.

Hoje cometi meu primeiro grande erro, que pretendo não repetir mais, para minha própria segurança.

Quando ainda estava capital Santa Cruz (há 300 km atrás), pedi informações a um taxista sobre o caminho mais curto até Sucre, fazendo o mesmo com outra pessoa para confirmar a informação. Até me deram o caminho mais curto, mas não me informaram que era com 300 km de asfalto e mais 300 de semi-deserto, com estrada de cascalho ou areia fora, sem água e com subidas impedaláveis. Ainda por cima, no início da estrada ruim me disseram que o asfalto viria depois de uns 20 km no máximo, por isso fiquei no meio desse semi-deserto, tendo que pedalar mais 35 km de subida pra chegar até o próximo ponto com água e alguma civilização.

Quando me dei conta, estava eu no meio desse lugar desconhecido e nada amistoso, com apenas 400ml de água, tendo que pedalar por subidas ladeadas de abismo, cm caminhões escorregando e etc. Para chegar até o próximo povoado tive que pedalar durante a noite, mal sabendo que tipo de bicho tinha por ali.

Esse é um típico caso em que coragem demais seria sinal de loucura de verdade, por isso decidi pegar carona assim que chegasse nesse povoado. Felizmente deu tudo certo e agora está tudo bem! Preciso aprender com esse erro para não fazer isso de novo, caso contrário os resultados podem ser nada agradáveis...