domingo, 16 de setembro de 2007

Bolívia - Culinária local

Cara, como a comida daqui é diferente da que comia no Brasil!! Acompanhem a rotina:

1 – Café da manhã: Um pãozinho duro parecido com pão de hambúrguer, que se come sem manteiga nem nada. Para acompanhar, Tody COM ÁGUA. O detalhe é que servem tudo pelando de quente, independente do calor que esteja. Até para se pedir refrigerante é preciso diferenciar se eu o quero quente ou frio.

2 – Almoço e janta: Antes de tudo, foi uma confusão danada pra descobrir como funciona o sistema de refeições na Bolívia. Primeiro te servem uma sopa, depois um negócio que eles chamam de “segundo”, que é basicamente uma comida seca, com alguma carne, arroz e batata frita ou cozida. Pombas, agora imaginem o que era descobrir qual era a comida quando o camarada chegava e dizia “mira, hay sopa y segundo para cenar”!

Ah, e como se come frango por aqui!! Frango picante, frito, cozido, broaster (frito na pressão) e de diversas outras maneiras.

3 – Bebidas: Digamos que os refrigerantes têm sabores no mínimo diferentes para mim, acostumado com guaraná, coca e etc. Têm refrigerantes de mamão, côco, tamarindo, melancia, pêssego e por aí vai. De vez em quando eu encontrava uma bebida mais careta, tipo de limão ou laranja, mas no geral comia tudo com água mesmo.

Minha bebida salvação foi um treco chamado “Pilfruit”, que é um suco com iogurte, vendido em saquinhos de 170ml pela bagatela de R$ 0,10 (0,50 bolivianos, na moeda local). Esse suquinho é vendido extremamente gelado, sendo ótimo para estabilizar a temperatura do corpo quando o sol bate na cuca da gente o dia inteiro.
Ai, que saudade da comida e da bebida do meu Brasil!! Tenho até sonhado com feijão, guaraná, suco de açaí e etc...rs