sábado, 13 de outubro de 2007

Desafio - Subir os 4400 metros de altitude de Potosi


Bolívia – Potosi, 21 de setembro de 2007.

Depois de três dias e meio de subida dura, finalmente consigo chegar até a cidade povoada mais alta do mundo: Potosi.

Sabia que iria enfrentar a meu maior obstáculo até então, por isso sentia um misto de medo e preguiça ao imaginar que subiria com a Capitu até 4400 metros acima do nível do mar, assim como sabia que entraria no altiplano boliviano, o que significa enfrentar ventos mais fortes ainda (o que eu achava impossível) e temperaturas abaixo de zero.

Ao chegar à grande serra, via lá no alto a estrada onde eu devia chegar, sabendo que acima das nuvens havia mais caminho a seguir. Se eu imaginasse o obstáculo completo a transpor, com certeza não subiria a serra ou sequer sairia do Rio de Janeiro, por isso me concentrei em vencer cada quilômetro. Como subi muito lentamente o corpo se adaptou bem com a altitude, por isso não senti dor de cabeça, tontura ou algo do tipo, mas o grande problema era o ar que me faltava cada vez mais a cada metro. Se ao subir uma serra de bicicleta o ar já falta normalmente, acrescentem a isso o impacto do vento, do frio e da altitude para imaginar a dificuldade. No começo da serra eu pedalava 5 km e descansava, depois passei a descansar a cada 1 km, depois a cada 100 metros, depois 10, para finalmente, nos últimos 500 metros vencer, apenas carregar a Capitu. Não sei explicar com ou porque, mas sabia que conseguiria, por isso segui confiante até o final.

Ao chegar ao final da serra, olhava para baixo e não acreditava no que acabara de ter feito. Absolutamente esgotado, deitei a Capitu no canto da estrada, sentei-me ao seu lado e me pus a chorar compulsivamente, sem saber exatamente porque fazia aquilo – Me deu vontade e chorei, apenas isso. Ainda me pergunto como consegui, mesmo sabendo que não tenho todas as respostas para isso, então apenas me delicio com a gostosa sensação de pedalar entre as nuvens.

Sei que ainda estou no começo da jornada, e que desafios e recompensas maiores virão, por isso estou cada vez mais empolgado para seguir em frente. Puxa, imaginava desde a minha casa como seria difícil subir esta serra... Puxa, consegui!!!