sábado, 13 de outubro de 2007

Mudança de planos: VOU PRA CUBA

Bolívia – Uyuni, 08 de outubro de 2007.

O responsável do hotel para onde eu estava fazendo consultoria estava construindo um campo de golfe no Salar de Uyuni, obviamente inteiramente de sal. O responsável pelo projeto era um arquiteto francês chamado Christian Pensu, um cara muito bacana, que depois de alguns dias tornou-se um grande amigo, compartilhando comigo suas divertidas historias ao redor do mundo. Como ele estava fazendo o único campo de golfe de sal do mundo, me ofereci para tirar fotos do local para que ele as enviasse aos principais periódicos de golfe, o que renderia uma ótima publicidade para o local. Agora estou em meu segundo emprego na região, que basicamente consiste em tirar fotos e também fazer algumas pirâmides de sal no campo de golfe.
Como ele conhecia praticamente todo o mundo em seus 62 anos de vida, perguntei de qual país ele mais havia gostado, quando ele me respondeu que Cuba é sua grande paixão, assim como sua atual esposa cubana. Disse a ele que tinha o grande sonho de conhecer Cuba, e que este seria o meu próximo destino após minha viagem atual, por isso pedi para que ele me contasse absolutamente tudo sobre este inusitado país. Entre as histórias, descobri vendo algumas fotos que o testemunho de casamento dele havia sido ninguém mais ninguém menos do que Alberto Granado, melhor amigo de Che Guevara.

Christian disse que teria um enorme prazer em mandar um e-mail para seu amigo Albertito, perguntando se eu poderia passar uns dias em sua casa em Havana quando visitasse Cuba, tendo dois dias depois uma resposta positiva. Além disso, Christian me passou uma lista imensa de telefones e endereços de seus amigos em Cuba, para que não me faltassem lugares para dormir enquanto estivesse por lá. Juntando todos estes fatores, mais a oportunidade de realizar simultaneamente os sonhos de conhecer Cuba e de pedalar pela América, não é muito difícil de prever qual foi a minha decisão: VOU PRA CUBA!!

Vou seguindo até Lima, porém não vou mais rumo à Argentina. Agora vou seguindo passando pro Equador, Colômbia e Venezuela, para depois pegar um barco e fazer uma volta de bicicleta pela ilha comunista. De lá não sei para onde vou, e sinceramente nem quero saber. Posso resolver ir ao México, pegar um avião para a Lima e continuar o trajeto antigo ou até mesmo ver que estou satisfeito o suficiente para voltar ao Brasil. Vou para onde eu quiser, por onde eu achar que estarei feliz.

Mãe, pai, amigos, família, todos: Não sei quando volto, mas saibam que estou bem. Sei que tudo isso parece uma grande loucura, mas tenho feito o que meu coração manda, e não tenho me arrependido por isso.