domingo, 4 de novembro de 2007

Meu emprego em La Paz


Embora eu estivesse em absoluto desespero por algum emprego, tentei manter a calma para seguir em minha entrevista de emprego. Para quem esperava trabalhar limpando privada, a oportunidade de poder trabalhar com a cabeça, além de tudo numa grande empresa, não me parecia nada mal.


A empresa se chama “Michael Warmack consulting”, é americana e presta serviço ao governo boliviano para o desenvolvimento turístico local. A vaga era para trabalhar como analista de marketing, para construir desde o zero a “marca Bolívia” para os turistas, par enfim melhorar o fraco desempenho turístico do país. Qualquer um que trabalha com marketing de verdade sabe que é um sonho poder construir uma marca do zero, ainda mais se essa marca é um país inteiro!! O emprego que eu sempre quis estava em minha frente, com o agravante de que eu estava prestes a ficar sem dinheiro pra comer, mas mesmo assim eu precisava dar um jeito de mostrar apenas que eu era um bom profissional, e que por isso eles teriam a grande oportunidade de me contratar. Bom, foi exatamente o que eu fiz.

Eu sabia que tinha boas vantagens, pois tinha experiência e formação em marketing e também havia trabalhado para treinar pessoas para turismo em duas cidades do Bolívia, o que fazia de mim um profissional extremamente especializado para a vaga. Além de tudo, a pessoa para quem eu trabalhei em Uyuni era amigo da mulher que me entrevistava, por isso ligou para dar boas referências do meu trabalho. O problema é que eu competia com marketeiros dos Estados Unidos, o que teoricamente me qualificava em uma escola acadêmica menos reconhecida mundialmente, além do que com isso eu era o candidato com o pior inglês. Bateu aquela insegurança, mas felizmente consegui!! A vaga era minha enfim.

De fato até em minhas previsões mais otimistas eu esperava ir tão longe, embora me visse plenamnte capaz para isso. Para os padrões brasileiros, o salário é algo um pouco mais do que mediano, mas faz de mim quase um magnata boliviano. O contrato é de 4 meses, tempo pra juntar dinheiro novamente para seguir viagem.